TECNOLOGIAS DE APOIO

 

 

As tecnologias de apoio são materiais, equipamentos, sistemas que servem para compensar a deficiência ou atenuar-lhe as consequências e impedir o agravamento da situação clínica da pessoa, permitindo o exercício das actividades quotidianas e a participação na vida escolar, profissional, cultural e social (Instituto Nacional de Reabilitação - INR).

 

 

SISTEMA BLISS 

 

Sistema Iogográfiico ou ideográfico que tem a designação do seu criador Charles Bliss. este sistema é composto por várias formas básicas, que combinadas entre si, originam vários simbolos. em português existem 2500 simbolos. Parte de um nivel concreto de símbolos pictográficos crescendo até um sitema flexível, pleno de significados linguístico. Combina símbolos que representam conceitos para criar novos significados linguísticos.

Este sistema é utilizado, maioritariamente, por individuos: com deficiência neuromotora; com atraso de desenvolvimento moderado ou grave; com multidificiência e com afasias.

Para uma melhor compreensão deste sistema, podem consultar: https://www.profala.com/artpc5.htm

 

COMPUTADOR

Este tipo de computador possui um software específico, tabelas de comunicação e comunicadores. Manifesta-se como uma tecnologia de apoio fundamental de comunicação e informação.

 

  MONITOR AMPLIADOR

 

Para as pessoas de reduzida visão, existe um aparelho, designado monitor ampliador, que amplia qualquer texto que seja colocado no aparelho. Com uma pequena câmara de filmar na base, o equipamento capta o texto que se pretende visionar, traduzindo-o para um tamanho superior. Funciona como uma lupa e pode ser calibrado ao nível da cor e da luminosidade.

 

 

 

ADAPTADOR PARA LÁPIS 

 

 

Estes adaptadores para lápis/caneta são muito úteis para os alunos que têm dificuldades ao nível da motricidade fina. Existem modelos e tamanhos diversos que se adaptam às necessidades especificas de cada um. São utilizados para facilitar a preensão, o que leva as crianças a melhorar o seu desempenho na escrita.

 

MAKATON

 

O MAKATON utiliza a fala e os gestos, a expressão facial, o contacto ocular e a linguagem corporal. É um Programa de Linguagem que tem por base uma lista selectiva de palavras relacionadas com as vivências do dia-adia, (exemplo de palavras: pai, mãe, comer, dormir, pão, entre outras).

O MAKATON utiliza a fala simultaneamente com gestos e/ou símbolos.

Comunicar não envolve necessariamente a utilização da fala. Quando

observamos “falantes” em comunicação, eles não utilizam exclusivamente a fala, mas também os movimentos das mãos ou gestos, a expressão facial, o

contacto ocular e a linguagem corporal (postura e movimentos). Tudo isto é comunicação.

 

 

 

SNOEZELEN

 

O Conceito da sala de Snoezelen proporciona conforto, através do uso de estímulos controlados e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas.

Na sala de Snoezelen podemos encontrar: Luzes Psicadélicas, Música, Bola de Espelhos, Lâmpada aromática, Colchão de Água, Almofadas, Colunas Borbulhantes, Piscina de bolas, Mural Táctil, Puffs, Coluna de Ar, Espelho convexo…

O ambiente multissensorial permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos. A confiança e o relaxamento são incentivados através de terapias não directivas.

Snoezelen é “um ambiente especificamente equipado que transmite aos seus visitantes um sentimento agradável de processos de auto-regulação. Através de uma sala equipada e usada de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa, consegue-se a estimulação de intervenções terapêuticas e pedagógicas, tanto como se fortalece as relações pessoais entre terapeuta e paciente. Snoezelen pode ser aplicado com grande êxito na área de pacientes, deficientes e não deficientes” (Fundação Alemã de Snoezelen, 1999).