Tecnologias de Apoio

 

                 Painel de Texturas

   

Pode trabalhar-se a sensibilidade táctil e cinestésica, a discriminação de cores e texturas com crianças com Necessidades Educativas Especiais.

 

              Apoio de antebraço simples

 

Os apoios de antebraço são desenhados para forçar uma boa postura na utilização do computador.

Ao suportar o antebraço, o utilizador reduz a força e tensão musculares do pulso, pescoço e ombro, indicados para pessoas com pouca força ou controlo reduzido dos membros superiores, ajudando a suportar e a estabilizar o antebraço para a utilização mais eficaz do rato (ou trackball) ou do teclado de um computador.

O apoio de antebraço é fixado na mesa por um sistema de aperto, fácil de colocar e ajustável à dimensão do rebordo da mesa. A altura do apoio também se ajusta à posição do utilizador.

 

        Caderno de Madeira

 

 

 Caderno confeccionado em madeira resistente, contém ripas de madeira que representam as linhas do caderno. O espaço entre as ripas pode ser variável dependendo da necessidade de cada aluno. O caderno é acompanhado por um abecedário de madeira possuindo letras maiúsculas de um lado (escritas em azul) e minúsculas do outro (escritas em vermelho).

 Auxilia na coordenação visual e motora, na noção de parágrafo, espaço delimitado e na sequenciação. É um recurso que pode ser utilizado na alfabetização, por alunos que não possuem a coordenação motora fina para trabalhar com lápis e papel. Facilita os movimentos de flexão e extensão de braços, podendo ser utilizado na posição em pé, inclinada ou deitada sobre a carteira.

 

Adaptador de Talher e Rebordo de Prato

 

Estes dois tipos de adaptações proporcionam uma maior autonomia na hora das refeições.

 O rebordo ajusta-se ao prato evitando que a comida escorregue para fora. Enquanto que o adaptador de talheres em plástico permite utilizar o talher comum que é adaptado a este dispositivo através de um sistema de ajuste.

 

 

Suporte para Lápis


Este recurso foi confeccionado com um tubo de PVC, uma rolha de cortiça e um lápis comum ou de cera.

 Possibilita uma melhor preensão, caso o aluno tenha dificuldade para usar o lápis. O tamanho da haste do tubo foi confeccionado para atender à necessidade do aluno. Este recurso facilita a escrita a alunos com dificuldades na motricidade fina.