A expressão oral, como forma de comunicação, acontece em todas as atividades que favoreçam a manifestação de ideias, as expressões de fantasias, instiguem a curiosidade e a imaginação das crianças. As atividades de expressão oral liberam a criança, levando-a a imprimir sua individualidade criativa na relação com as pessoas, objectos e pessoas com as quais convive. Sendo assim, as histórias são um instrumento rico no desenvolvimento da linguagem oral e da criatividade da criança. Contudo, elas devem sempre:
- ser próximas da realidade infantil,
- adequadas, com uma seqüência que mantenha o interesse;
- falar sobre a vida, animais e plantas,
- estimular o desejo do conhecimento;
- tratar, de modo natural, as situações afectivas, emocionais que venham a surgir, tendo o cuidado para que não gerem conflitos ou ansiedades;
-conter aventuras, suspense, descobertas e soluções coerentes, em realidades possíveis ou próximas da criança;
Entretanto, as histórias podem ser narradas, iniciada pelo adulto e terminada pela criança; dramatizada; musicada, com fantoches; com gravuras; desenhada; misturar recursos coerentemente. Devemos proporcionar à criança o contacto com diferentes estilos literários, diversificando autores.
Uma actividade interessante para estimular a linguagem oral e a criatividade nas crianças é pedir-lhes que façam uma narração de uma história através de uma gravação para depois a ouvirem e reflectirem sobre a forma como falam, como se exprimem e sobre a pronúncia de certas palavras.
História "Os Três Reis Magos"
Os três Reis Magos.mp3 (4,4 MB)